|
Post by Admin on Jul 2, 2020 15:16:13 GMT
O Faller Air Boss é um Silair como o meu, com outro nome. Foi pena teres vendido, que são compressores para durar uma vida.
E continuam praticamente ao mesmo preço de há 15 anos, quando comprei o meu.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 2, 2020 15:47:56 GMT
Eu um dia tenho de arranjar uma solução dessas. Não é que este me chateie muito, mas como tenho alguém na família que trabalhava com material de refrigeração tenho de ver se o encavo para me fazer uma coisa dessas, pois comprar está literalmente fora de questão. Mas por enquanto este serve na perfeição, pois é só uma questão de barulho, pois este serve qb.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 17:07:36 GMT
"O Faller Air Boss"
Fui pesquisar. 400€ o Compressor!...
Pois, infelizmente isso está mesmo muito acima do meu orçamento...
Motores de frigorifico? Esses serão os mais silenciosos? Então e compressores com entre 47db a 50db? São muito ruidosos?
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 2, 2020 18:57:43 GMT
Comprar um compressor novo mais vale comprares um já completo pois são caros. Só compensa se arranjares um compressor de um frigorífico velho...
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 20:54:02 GMT
Paulo,
"Comprar um compressor novo mais vale comprares um já completo"
Então mas eles não são todos "já completos"?!
Abraço,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 2, 2020 22:39:43 GMT
O Faller Air Boss é um Silair como o meu, com outro nome. Foi pena teres vendido, que são compressores para durar uma vida. E continuam praticamente ao mesmo preço de há 15 anos, quando comprei o meu. Sim, igual ao Silair 30.
|
|
|
Post by Admin on Jul 3, 2020 11:08:24 GMT
O meu é um Silair 15A iguais aos que se vêm por aí.
O 30 tem um depósito de ar muito maior e custa mais quase 100 euros.
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 3, 2020 11:24:59 GMT
Arranjei uma bargain num Silair 30
|
|
|
Post by Admin on Jul 3, 2020 15:46:58 GMT
Fixe!
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 3, 2020 16:38:15 GMT
Alguém me sabe dizer como "programar" o PSI ideal para o aerógrafo?
É no Compressor, ou?... Também não vejo onde mais possa ser, porque no aerógrafo não é de certeza.
Mas no "Pressure Gauge" deste Compressor também não vejo lá nenhuma referência PSI... Terá outro nome/outra sigla?
Obrigado.
Abraços,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 3, 2020 18:41:43 GMT
Alguém me sabe dizer como "programar" o PSI ideal para o aerógrafo?
É no Compressor, ou?... Também não vejo onde mais possa ser, porque no aerógrafo não é de certeza.
Mas no "Pressure Gauge" deste Compressor também não vejo lá nenhuma referência PSI... Terá outro nome/outra sigla?
Obrigado.
Abraços,
Dolfo
Não tem PSI, tem so em BAR? 1 bar = 14.5 PSI salvo erro
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 3, 2020 19:18:31 GMT
Olá!
"Não tem PSI, tem so em BAR? 1 bar = 14.5 PSI salvo erro!"
Sim, exacto, é isso. Tem uma das medidas em "bar", mas não tem em "psi".
Entretanto andei a ver conversores de medidas de pressão na Net, e é o que dizes, 1 "bar" = 14,5 "psi".
Tenho também visto tutoriais na Net, mas reparo que nem todos os modelistas que usam aerógrafos recomendam exactamente os mesmos "psi"...
Por exemplo estou agora a ver um video em que o autor do mesmo recomenda (e neste caso é um tutorial para o Ultra da Harder & Steenbeck) 25 "psi".
Mas já vi outros em que recomendam menos, 15 "psi", por exemplo.
Ou seja, para regular o compressor para 15 "psi", por exemplo, devo fixar a agulha mais ou menos no 1 "bar", correcto?
Enquanto que se quiser regulá-lo para 25 "psi" a agulha deverá ficar nos 1,72 "bar", correcto?
Tens algum conselho sobre os "psi" a que deve funcionar o aerógrafo? Existe alguma medida de pressão ideal? Ou isso varia de marca para marca, modelo para modelo?...
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 6, 2020 10:23:18 GMT
Viva!
Tinha-me completamente esquecido que no Manual & Instruções do Ultra eles falam da Pressão.
Este fim de semana voltei a pegar no dito Manual (inicialmente só lhe tinha dado uma vista de olhos rápida) e estive então a ler tudo com mais atenção.
No parágrafo "Pressão de Ar Recomendada" eles dizem: 1,5 - 3 BAR, ou 14,5 - 43,5 PSI .
É vago. A mim isto parece-me mais o mínimo e o máximo recomendados.
Mas enfim, ontem lá me decidi a testar então o Compressor e um dos Aerógrafos (o da Fengda, que veio com o Compressor, com um nozzle de 0.3 mm) . Regulei o Compressor para 2 BAR.
E funciona. E não faz muito barulho, é perfeitamente suportável! Além disso, como tem um tanque de 3L, não funciona ininterruptamente, arranca e pára automáticamente como previsto, quando atinge os mínimos ou os máximos.
Agora, no que se refere aos meus testes iniciais... isso é que foi um verdadeiro desastre! É curioso como parece tão complicado fazer uma linha direita, ou linhas com ângulos... Até parece que as linhas foram feitas por alguém com uma deficiência motora!... Vou ter mesmo de praticar muito mais antes de iniciar a pintura a sério!
Utilizei pintura acrílica solúvel em água, que também vinha com o Compressor, e como não estou habituado a este tipo de tinta talvez tenha misturado demasiada água, porque utilizei um vermelho (e é um vermelho forte no frasquinho) e na folha de testes parece um vermelho deslavado...
Há que praticar mais, até conseguir dominar melhor a coisa, e depois então passar aos "bonecos".
Abraços,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 6, 2020 12:08:41 GMT
força nisso
|
|
|
Post by Admin on Jul 6, 2020 16:39:05 GMT
Como dizem os americanos: practice makes perfect Ainda bem que a máquina corresponde às tuas necessidades. Agora é só praticar com o aerógrafo. E daqui a uns tempos já nem queres saber dos valores de PSIs nem de bares. É como meter as mudanças quando se conduz. No inicio é aquela confusão toda de carregar na embraiagem, levantar o pe do acelerador, etc., etc. Passado uns tempos torna-se automático e já nem se pensa nisso. Agora fazer riscos direitos com o aerógrafo é como tudo. Vai-se praticando até a mão ficar mais firme. Mas também ninguém precisa de fazer riscos direitos com o aerógrafo. Para isso usam-se máscaras.
|
|