mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 22, 2020 21:02:30 GMT
Trata-se da continuação de um tópico que iniciei no "outro" forum no final do ano passado. Basicamente pretendo "recuperar" um modelo que montei há bastante tempo, com uma pintura camo, sem desgastes nem sujidades. O que quero agora é testar uns washes que comprei entretanto. E também usar uns pozinhos, é claro.
Primeiro as fotos "antes":
Comecei por acentuar os painéis com um tom bastante escuro:
Depois ataquei a "baixa estrutura" com lavagem e pigmentos, básicamente pó e lama:
No último fim de semana repintei as borrachas dos rodados e tentei dar um ar mais convincente às lagartas, usando um truque que aprendi no "outro" forum com o user Maximilian (o seu a seu dono) que consiste em dar alguma forma à zona superior das lagartas com recurso a pequenos pedaços alfinetes ou clipses espetados (literalmente) entre as ditas e a zona inferior do guarda-lamas. Ficou assim:
(para continuar)
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 22, 2020 22:43:12 GMT
A acompanhar a odisseia... eu sinceramente não consigo ter pachorra para voltar a mexer nos modelos ou fica bem ou fica mal...azar... sempre tiver aversão às repetições, e agora com as tvs ainda pior... hehe
Abraço Paulo
|
|
|
Post by moreno on Nov 26, 2020 8:44:09 GMT
Ele já estava muito bom. Mas o detalhe das lagartas dá um realismo impressionante. Só uma pergunta, os alfinetes ficam para sempre. Ou retiram-se passado algum tempo?
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Nov 26, 2020 12:04:31 GMT
Uns dos meus carros de combate preferidos. Está muito realista. Meus parabéns. Também uso alfinetes e ficam para sempre, Se os teus ficarem convem dar uma pintura escura para não se notarem tanto. É apenas um reparo.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 26, 2020 23:19:23 GMT
Muito interessante esse detalhe das lagartas! Acho que vou tentar fazer o mesmo no meu Stug IV. As que ele traz são de plástico mole, mas quando se unem as pontas ficam muito esticadas. Estas como o Mareb está a fazer dão um ar de facto bem mais realista e convincente ao kit!
A acompanhar!
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 28, 2020 0:24:18 GMT
Ele já estava muito bom. Mas o detalhe das lagartas dá um realismo impressionante. Só uma pergunta, os alfinetes ficam para sempre. Ou retiram-se passado algum tempo? Neste caso não colei as lagartas aos topos dos rodísios, por isso é para ficar como está. Além disso, quando se retiram, a tensão da borracha das lagartas é muitas vezes superior à resistência das colagens, por isso é melhor assim. Como referiu o Maximilian, ainda vou ter de pintar os alfinetes de gun metal escuro, para disfarçá-los o mais possível.
A melhor solução é mesmo usar as lagartas elo-a-elo, mas é uma seca tremenda, e eu prefiro usar as que tenho como suplentes e reforço das blindagens.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 28, 2020 0:30:05 GMT
Assim ficam muito realistas. Também há que cole um arame por baixo das lagartas para forçar a dobragem, e como fica do lado de dentro não se vê. Eu quero ver se arranjo umas de metal, para meter nuns quantos. Agora também existem umas de encaixe rápido de plástico, mas é a tal coisa mais €...
Abraço Paulo
|
|
|
Post by moreno on Nov 28, 2020 9:07:09 GMT
Obrigado Mareb e Max.
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 28, 2020 19:08:39 GMT
Assim ficam muito realistas. Também há que cole um arame por baixo das lagartas para forçar a dobragem, e como fica do lado de dentro não se vê. Eu quero ver se arranjo umas de metal, para meter nuns quantos. Agora também existem umas de encaixe rápido de plástico, mas é a tal coisa mais €... Abraço Paulo Para mim as de metal são de longe as melhores, mas também as mais caras. Ficam aqui as fotos do antes e depois de disfarçar os "alfinetes".
Neste caso usei clipses que são mais fortes que os alfinetes e a tensão das lagartas era forte, quero dizer, estavam demasiado justas.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 28, 2020 20:03:31 GMT
Muito bom, Mareb!
"A melhor solução é mesmo usar as lagartas elo-a-elo, mas é uma seca tremenda, e eu prefiro usar as que tenho como suplentes e reforço das blindagens."
Wow! Pois, isso era mesmo uma seca gigante!
Penso que os alfinetes, ou os clipes, dão um efeito perfeitamente realista!
"Neste caso usei clipses que são mais fortes que os alfinetes e a tensão das lagartas era forte, quero dizer, estavam demasiado justas."
Presumo que tenhas aquecido os pedaços de clipes, para conseguires furar a fuselagem, certo?
Estou agora justamente quase na fase da colocação das lagartas no Stug IV, vou ter de engendrar um plano para isso
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 29, 2020 0:05:00 GMT
Negativo, foi mesmo com abertura do buraco no plástico, com uma mini broca manual. Fácil e prático. Uma dica: se escolheres uma broca com o diâmetro ligeiramente abaixo do diâmetro do clipe, este entra sob pressão e é suficiente para ficar bem fixo. Como tenho uma relação difícil com as colas de contacto, quanto menos levar com elas nos dedos, tanto melhor. Provavelmente o recurso ao aquecimento do clipe também poderá ser uma boa solução, a minha dúvida é se o metal ficará bem fixo no plástico. Não há nada como experimentar.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 29, 2020 0:20:13 GMT
" Negativo, foi mesmo com abertura do buraco no plástico, com uma mini broca manual. Fácil e prático.
Uma dica: se escolheres uma broca com o diâmetro ligeiramente abaixo do diâmetro do clipe, este entra sob pressão e é suficiente para ficar bem fixo."
Ah, ok, não tinha pensado nisso. Claro, é bem mais prático e por certo até mais seguro (porque como dizes, aquecer o clipe pode depois ele não ficar bem fixo ao plástico da fuselagem!) .
Bem visto! Vai ser então com a mini broca manual
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 29, 2020 1:07:03 GMT
É isso mesmo, três ou quatro furinhos de cada lado que no final fazem toda a diferença.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 29, 2020 8:39:28 GMT
A opção do arame estendido a acompanhar a ondulação das lagartas é capaz de ser mais fácil. Colocas o arame do lado de dentro dos dentes da lagarta e ou colas ou prendes com linha ou assim. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 29, 2020 17:08:12 GMT
A opção do arame estendido a acompanhar a ondulação das lagartas é capaz de ser mais fácil. Colocas o arame do lado de dentro dos dentes da lagarta e ou colas ou prendes com linha ou assim. Abraço Paulo Paulo,
Percebo a ideia, que é com efeito interessante, e em teoria deverá ser menos visível do que os alfinetes, ou clipes.
Só não percebo é como é que um fio de arame consegue ter força para dobrar/dar o efeito que se vê nas fotos do Mareb, às lagartas. Teria de ser arame muito pesado e/ou muito espesso, e mesmo assim não sei seria suficientemente forte para dobrar as lagartas...
Outra coisa, o fio de arame coloca-se apenas nos locais onde se pretende que as lagartas dobrem? Ou ao longo de todo o comprimento das lagartas?
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|