maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on May 4, 2021 10:12:44 GMT
Boas, Uns truques para quem faz dioramas que eu aprendi na base do "desenrrasca". Uma coisa que percebi é que tudo o que é acrílico pode ser misturado (cheguei lá sozinho). Ou seja, pode se misturar tinta com cola branca, com verniz, com massa de moldar, água (óbvio), etc. Tento isso em mente, podem se criar pastas com cor base, misturadas com cola e com areia e pedrinhas. Depois de seco dá excelentes efeitos. É necessário cuidado com a porções, visto que após a secagem uma pasta pode rachar. Mas se a mistura for boa, com bastante cola branca liquida (que é barata), pouca água, tinta e verniz transparente, fica excelente. Quando não há massa à mão, pode se usar a técnica "papel mache". Cola branca liquida, água, papel de jornal rasgado aos pedacinhos bem misturado com boa consistência é aplicar e moldar a gosto. Esta não racha . É claro que há mistura se pode adicionar o que quisermos com os exemplos que dei antes. Para grandes relevos, podem se usar camadas de cartão a gosto (aquele das caixas do vinho) e aplicar o papel mache ou a massa a gosto, misturado com pedras e tal. Também serve para ser usado em ruinas, com pedaços de tijolos, parede, madeiras, etc. A imaginação é que manda. Abraços e bons dioramas.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on May 5, 2021 15:20:49 GMT
As folhas de parafilm também podem ser usadas... aquelas películas transparentes que usam para selar as encomendas.
Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on May 29, 2021 22:44:04 GMT
Ultimamente a disposição para a bancada tem andado perto dos mínimos históricos.... Alguns poucos desenvolvimentos na base para o Stug. Umas lavagens e pinceladas no terreno, umas ervas e flores e uma cerca de madeira home made, com um poste que irá ter uma tabuleta rodoviária. As fotos mostram a opção para a colocação das figuras, não estou com paciência para muito mais. Abraço,
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on May 31, 2021 13:37:57 GMT
Gosto muito de dioramas com cores vivas ou evidentes. Está a ficar excelente.
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on May 31, 2021 20:50:48 GMT
Obrigado Max e Paulo, pelo vosso feed-back e sugestões. Ultimamente ando preguiçoso para os trabalhos manuais, mas isto passa.
Abç
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 5, 2021 13:52:23 GMT
Está ficar muito bem. E que tal umas pedritas pequenas aqui e ali para quebrar um pouco a limpeza do solo? Digo eu... Já agora o cavalo não tem cauda ou ainda está em banho maria? Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Jun 5, 2021 17:57:26 GMT
Está ficar muito bem. E que tal umas pedritas pequenas aqui e ali para quebrar um pouco a limpeza do solo? Digo eu... Já agora o cavalo não tem cauda ou ainda está em banho maria? Abraço Paulo
Viva Paulo,
Esta cena vai-se passar a poucos quilómetros de Munique, onde os aliados entraram em março de 1945, depois de se safarem da enrascada das Ardenas e tomarem balanço com o 3.º exército do Patton. Os solos nesta região costumam ser profundos e mais turfosos, mas é uma boa sugestão que fica registada, até porque pedras e pedrinhas há em todo o lado. De qualquer forma com o Stug colocado no seu lugar, fica a ver-se para aí uns 10% da estrada. O cavalo tem cauda, já pintada, que falta ser colada. Ainda me falta fazer uma cancela para o terreno com a cerca.
Vamos lá a ver se consigo acabar este dio em breve.... Abç
|
|
|
Post by paulo51 on Jun 10, 2021 0:15:55 GMT
Estou a gostar. Aguardo pela conclusão do projecto.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 11, 2021 20:04:04 GMT
Independentemente do local há sempre pedras por todo o lado, até nas cidades. Estava a pensar numas poucas pedritas, 3 ou 4 muito pequenas, para quebrar a monotonia do terreno, mas é só a minha ideia já se vê.
Abraço Paulo
|
|