|
Post by Paulo Arrais on Feb 12, 2021 18:24:37 GMT
Bom então aqui fica mais um postezito, desta feita uma dupla... destas belezuras. Dos que mais me agradam. Em principio darão uns modelos bastante apelativos, se fizer um gradeamento para colocar uma data de carga em cima como a maior parte deles costumava ter, isto se o indígena conseguir fazer alguma coisa de jeito.
Nesta fase inicial... do acabamento estou a limpar e a tentar corrigir defeitos de uma montagem um pouco má, mas alguns são complicados de limpar, como a cola da Revell que ficou acumulada em alguns sítios, e que creio não vou conseguir retirar, a menos que limpe alguns detalhes o que não me parece aceitável, mais vale depois tapar com um pouco de lixo. Depois é seguir em frente no resto, e ter um pouco de divertimento com os rastos peça a peça. Que é o que mais me irrita, e logo calharam estes, sendo que os outros dois que faltam também são assim... mas por outro lado sempre se consegue uma postura mais realista dos mesmos.
Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Feb 12, 2021 19:04:08 GMT
Bom então aqui fica mais um postezito, desta feita uma dupla... destas belezuras. Dos que mais me agradam. Em principio darão uns modelos bastante apelativos, se fizer um gradeamento para colocar uma data de carga em cima como a maior parte deles costumava ter, isto se o indígena conseguir fazer alguma coisa de jeito.
Maravilha, este tópico vai ser um sucesso de bilheteira. (para além de ser um tópico com dupla personalidade hehe)
Pela minha parte vou acompanhar na primeira fila, como se fizesse parte de um GB dos Stugs. Tenho de começar a pensar numa base bem caprichada e nos acabamentos para o meu para te dar tempo de nos apanhares (a mim e ao Dolfo).
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 12, 2021 19:39:46 GMT
" para te dar tempo de nos apanhares (a mim e ao Dolfo). "
Com a vontade com que ando (ou por outra, a falta dela) para isto, se calhar não vai ser difícil o Paulo apanhar-me... e até ultrapassar-me... Ainda por cima o Paulo não faz dioramas.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 12, 2021 19:44:07 GMT
"Bom então aqui fica mais um postezito, desta feita uma dupla... destas belezuras. Dos que mais me agradam."
São ambos lindos, sem dúvida!
O da direita na foto, na caixa diz Dragon, e também Italeri?... É um original da Dragon, refeito pela Italeri? Ou... ?
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Feb 12, 2021 19:55:26 GMT
Sempre encontrei o livrito. É esta a foto que referi.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 12, 2021 20:50:27 GMT
Haha vocês dão-me cabo do canastro! Sucesso de bilheteira...hahaha...quando a audiência são 3 ou 4... mas pronto ao menos audiência atenta. E sim é da Italeri, mas é um rebox da Dragon de 1995... mas apenas a caixa mudou. O F já vi que me vai dar água pelas barbas... já reparei que os escapes estão colados ao contrário!!! Vai ser outro pincel que as minhas peças costumam ficar mesmo bem coladas por norma... Quanto à foto obrigado mas tenho por aqui bastantes. Quando chegar a altura lá terei de ir consultar. Estive há pouco a ver umas footages da época no youtube, mas por enquanto é mesmo acabamentos puros e duros, os apetrechos só vou ver mesmo quando estiverem acabados. Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Feb 12, 2021 21:13:09 GMT
O F já vi que me vai dar água pelas barbas... já reparei que os escapes estão colados ao contrário!!! Vai ser outro pincel que as minhas peças costumam ficar mesmo bem coladas por norma... Quanto à foto obrigado mas tenho por aqui bastantes. Quando chegar a altura lá terei de ir consultar.
Se as peças foram coladas com cola para plástico (suponho que seja o caso) costumo usar a cola liquida verde da tamiya, é tiro e queda, e com danos colaterais irrelevantes. Quanto à foto, é só pelo interesse de ser a única conhecida dos 2 ou 3 stugs III do DAK. Mas sim, esqueço-me sempre de que o acesso à bibliografia sobre este ou qualquer outro tema já não tem actualmente a relevância de há duas décadas atrás. Agora basta carregar no botão. É muito mais rápido, mas a garantia de credibilidade das fontes já não é a mesma. Bom trabalho com esses dois stugs. Abç
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 12, 2021 22:06:35 GMT
O F já vi que me vai dar água pelas barbas... já reparei que os escapes estão colados ao contrário!!! Vai ser outro pincel que as minhas peças costumam ficar mesmo bem coladas por norma... Quanto à foto obrigado mas tenho por aqui bastantes. Quando chegar a altura lá terei de ir consultar.
Se as peças foram coladas com cola para plástico (suponho que seja o caso) costumo usar a cola liquida verde da tamiya, é tiro e queda, e com danos colaterais irrelevantes. Quanto à foto, é só pelo interesse de ser a única conhecida dos 2 ou 3 stugs III do DAK. Mas sim, esqueço-me sempre de que o acesso à bibliografia sobre este ou qualquer outro tema já não tem actualmente a relevância de há duas décadas atrás. Agora basta carregar no botão. É muito mais rápido, mas a garantia de credibilidade das fontes já não é a mesma. Bom trabalho com esses dois stugs. Abç
Foram 3 stugs na Sonderverband 288.
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 13, 2021 2:02:04 GMT
"Foram 3 stugs na Sonderverband 288."
Vídeo interessante e educativo, obrigado pela partilha!
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Feb 13, 2021 15:06:05 GMT
Obrigado pelo link, muito interessante e confirma a informação de que tinham sido poucos a ser usados. Agora o que é interessante é o facto de o vídeo se referir à variante "D" e na foto ser um "F". Calhando, afinal havia outro.
De qualquer modo, a parte gira é que tens aí as únicas duas versões que serviram no DAK.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 13, 2021 22:21:46 GMT
Mais uns adiantos...Colagem de diversas pecinhas (e até que desta feita até ver não me posso queixar que não perdi nenhuma), e até mesmo a furação da antena, que só tinha a base, correu cinco estrelas, coisa que não costuma acontecer, por causa dos olhos. Colei devidamente a blindagem frontal, que tinha uma fresta bem visível, e diversos aprimoramentos, dentro do que consegui recuperar. Também tive de gamar a lâmpada Notek do outro stug que a deste nem vê-la! E mais um potezinho cheio até acima de lagartas! É que é só diversão! Quanto à versão Dak, de que eu sou fan este vai ser panzer grey, talvez numa versão de inverno russo, quanto ao outro ainda terei de ver lá mais para a frente, mas é uma possibilidade. Este está mais ou menos apontado e já só faltam meia duzia de pecinhas, e depois vou ter de ver o que vou fazer na parte traseira, já que queria fazer uma grade de transporte.
Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Feb 13, 2021 23:54:21 GMT
Essas linhas quebradas e requebradas cheias de reentrâncias devem dar muito gozo quando chegar a parte das lavagens. E essa tal grade, vou acompanhar com muito interesse. Abç
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 14, 2021 3:20:49 GMT
Está com óptimo aspecto, Paulo!
A acompanhar!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 14, 2021 18:35:08 GMT
Já com o material todo coladinho... e nem estou a ver como vou pintar aquela pá, mas pronto... Inicio da diversão... Mais um pouco de trabalho de siderurgia... A coisa vai saindo aos poucos, e a parte debaixo até que não tem sido difícil, apenas chata que alguns encaixes não ajudam nem um pouco, já a parte superior nem sei como vou conseguir fazer aquilo. Metendo direita até dá, mas assim não fica com as lagartas sem ser em tensão como quero.A única forma suponho que será colar tudo e só depois colar os roletes, o que é um bocado às cegas, e por fim depois de pintado meter as lagartas e os roletes só mesmo no fim de tudo... sei não... E também ainda vou ter de tapar aqueles buracos todos! Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 14, 2021 19:44:23 GMT
Está-se a compor! Cada vez com melhor aspecto
"e nem estou a ver como vou pintar aquela pá"
Referes-te à pá (para cavar) ? No Stug IV ela está na parte traseira do tanque, do lado direito, mas fixa na vertical, numa parte lateral.
Aqui nas tuas fotos do Stug III, reparo que ela está mais ou menos a meio do tanque (se bem que um pouco mais perto da traseira do mesmo) mas está pousada, na horizontal.
Pois, como parte dela fica por baixo duma outra peça... vais ter de andar aí a fazer exercícios de precisão, com um pincel muito fino, para conseguires pintar por baixo da outra peça... Mas também é só uma pontinha, o resto está acessível.
Podias tê-la pintado antes de a colares, não?...
Não percebo muito bem é como é que é esse sistema de lagartas É uma a uma? E tens de colar (ou encaixar?) peça a peça? Isso não seria mais fácil se montasses as lagartas completas fora, e as encaixasses depois no tanque?
Está aí um belo trabalho de muita paciência
Abraço,
Dolfo
|
|