mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Mar 14, 2021 21:50:12 GMT
Bom para melhorar a coisa acrescentei o brummbar! Agora é completar a coisa. Como vai ficar em zimmerit ainda tenho de ver se encontro ferramentas para a coisa. Já tinha feito uns testes no antigamente, mas para falar verdade já nem sei o que usei, Tenho de inventar qualquer coisa, já que não tenho ferramental. Mas se calhar vou usar dum kit à 1/16 com o barulho dos tiros e com alguma sorte não se vai notar. Como massa para o zimmerit vou usar cola sem pregos! Nunca "zimmeritei" um blindado, mas vou acompanhar e aprender com muito interesse.
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 15, 2021 3:04:19 GMT
" Dolfo
Já agora poucos hobbies são baratos... e o flow improver e retarder são mandatórios na utilização dos aerografos. E depois nem são tão caros assim, até porque um frasquinho dá quase para sempre!"
Paulo, tens razão, a verdade é que já não há nada barato, mas mesmo nada! Se bem me lembro entre nós isto começou com a entrada do Euro, e desde aí tem sido sempre a somar...
"Mandatórios" com acrílicos, certo? Com enamels e com lacas até agora não tive necessidade, o diluente que ponho num e noutro caso diluem suficientemente bem as tintas e com este aerógrafo (o Ultra, de Steenbeck) nunca tive problemas. Com o outro aerógrafo que comecei por usar (Fengda FE-130) era tiro e queda, a cada utilização havia sempre entupimentos, fosse qual fosse a tinta que usasse...
Lá tive de ir pesquisar "brummbär" e "zimmerit", termos que desconhecia... agora já sei o que significam... Contigo estamos sempre a aprender qualquer coisinha
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 15, 2021 17:56:42 GMT
Tanto um como o outro convém usar mesno em enamels (não sei se este é compatível...), e evitam muita chatice. Quanto ao brummbar, é normal não se conhecerem todos os termos de todos os assuntos... era a mesma coisa se me dissessem algo de aviões ou assim... Bom resumindo o dia de hoje, foi utilizado a tapar buracos... estes tipos da Tamiya eram brabos com os buracos! Acho que um dia destes vou testar c cola sem pregos, e ver se serve como tapa buracos... é que era uma poupança... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 15, 2021 21:44:21 GMT
"Tanto um como o outro convém usar mesno em enamels (não sei se este é compatível...), e evitam muita chatice."
Ok, vou ter de pesquisar a ver se existem para enamels.
"Bom resumindo o dia de hoje, foi utilizado a tapar buracos... estes tipos da Tamiya eram brabos com os buracos!"
Mas que "buracos" são esses?
Dos moldes? Ou aleatórios, sem razão aparente?
"Acho que um dia destes vou testar c cola sem pregos, e ver se serve como tapa buracos... é que era uma poupança..."
Mas existe cola com pregos?! Nunca ouvi falar disso!
Mas isso não dá para tapar com "putty"?
Está a ficar muito bom esse Stug!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 15, 2021 23:28:25 GMT
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 16, 2021 1:23:05 GMT
"São buracos dos moldes e faltas na estrutura, isto já sem contar uma quantidade enorme de marcas de extração bem fundas..."
Ok, percebo!
Tinha ideia que a Tamiya era uns furos acima de outras marcas...
"Quanto à cola é esta"
Ah, ok! Percebo agora a história dos pregos
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 16, 2021 10:39:22 GMT
Uns testezitos da ténica... gosto mais do resultado dos roletes, mas como não há vai mesmo assim... de qualquer das maneiras o acabamento daquilo era mesmo aleatório e na maior parte nãda visualmente bonito como o exemplar em exposição em Saumur que está todo certinho. Não é nada complicado de fazer, tirando o problema dos detalhes do tanque que não quero que fiquem cobertos, e como não tenho maskol vai ser uma chatice. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 16, 2021 18:35:25 GMT
E isso vai servir para quê, Paulo?
Enfim, depois hei-de ver o resultado. Mas confesso que não percebi ainda qual a finalidade da coisa...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 16, 2021 19:26:32 GMT
Ora bom uns adiantes... Não está a ficar bem como queria, mas nunca fica... e depois não a mesma coisa numa folha lisa e no tanque... Ora bem. A finalidade desta pasta, Zimmerit que era uma massa feita com, sulfato de zinco, sulfato de bário, serradura de madeira, cola PVA, pó de pedra e acho cal, e para teres uma ideia da coisa, eram precisos 200kgs de pasta para cobrir um Tiger, e cuja finalidade era evitar que as minas magnéticas ficassem agarradas ao tanque. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 16, 2021 19:31:21 GMT
"Ora bem. A finalidade desta pasta, Zimmerit que era uma massa feita com, sulfato de zinco, sulfato de bário, serradura de madeira, cola PVA, pó de pedra e acho cal, e para teres uma ideia da coisa, eram precisos 200kgs de pasta para cobrir um Tiger, e cuja finalidade era evitar que as minas magnéticas ficassem agarradas ao tanque."
Ok! Agora finalmente percebi!
E agora tudo faz sentido!
Obrigado pela explicação, e demonstração!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 18, 2021 15:23:09 GMT
Então cá vai mais um acabadinho de sair da zona de pintura da Deutsche Eisenwerke. Utilizei mais uma vez o Oneshot primer grey, a 25 psi, e com 5 gotas de flow improver da vallejo por cada púcaro, a coisa correu sem entupimentos, muito embora tenha limpo o bico duas vezes...just in case... estou mesmo fã deste primer! Acho que tenho de começar mais só para o poder aplicar! O zimmerit não ficou lá muito como eu queria, mas para primeira vez podia ficar pior. Ainda tive o contratempo de ter de me ausenta por um bocado, e claro como aquilo é cola, já se vê. De qualquer das formas aquilo era aplicado pela mão de obra que existia, em tempo de guerra, e há muitos que ficavam como calhava, embora houvesse outros com os padrões mais homogéneos. Mas creio que não ficou com muito mau aspecto. Creio que vou ter de procurar massa de madeira acrílica para a próxima vez. Inicialmente era para por as Schürzen, mas acho que gosto mais de ver este sem elas. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 18, 2021 19:44:07 GMT
"O zimmerit não ficou lá muito como eu queria, mas para primeira vez podia ficar pior."
Acho que ficou muito bom!
"Inicialmente era para por as Schürzen, mas acho que gosto mais de ver este sem elas."
Lá tive de ir pesquisar o que significa Schürzen... São portanto os painéis laterais
E descobri num site o porquê dos Alemães terem introduzido o uso das Schürzen na WWI... Por causa das espingardas anti-tanques dos Soviéticos!
O Exército Vermelho foi mesmo a nossa salvação... senão actualmente estávamos todos a falar Alemão e a fazer a saudação nazi...
Pá, eu estudei Alemão no Liceu, dois anos, mas isso já foi há tanto tempo... E as línguas, quando não se praticam (e Alemão nunca pratiquei! Nem com Alemães, todos os que conheci e cruzei falavam Inglês ), a tendência é esquecer...
Francês e Inglês... no problem, Alemão... é para esquecer (ou por outra, já esqueci o pouco que possa ter aprendido ).
No meu Stug acho que vou pôr as Schürzen. Talvez não as 8, mas em teoria a maioria penso pô-las. Até já andei com a broca manual a fazer uns furinhos em algumas delas, para recriar efeitos de balas... É capaz de ficar fixe...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 19, 2021 16:51:49 GMT
Sim se não colocares todas fica mais fixe, e em alguns estavam meio de lado. Na foto de referência do brummbar por exemplo em baixo parecem acabar em bico. Andei a moer a cabeça de volta do raio da foto, mas não chego a nenhuma conclusão. A barra de suporte dos rastos, na parte frontal parece estar partida em dois, provavelmente devido a algum impacto, e até talvez os rastos estejam danificados, mas não é conclusivo para poder fazer igual... Abraço Paulo
|
|
|
Post by moreno on Mar 24, 2021 12:12:36 GMT
Está a ficar muito fixe esse zimmerit! Dolfo, quando se diz que a Tamiya está uns furos acima das outras marcas, era a isto que a malta se referia! Agora a serio! Os furos que existem nos Tamiya mais antigos devem-se ao facto de que estes moldes serviam também para fazer carrinhos telecomandados. E esse furos eram para acoplar as peças dos diversos mecanismos.
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 24, 2021 16:07:46 GMT
"Dolfo, quando se diz que a Tamiya está uns furos acima das outras marcas, era a isto que a malta se referia!"
Lol... Ok... percebo
Abraço,
Dolfo
|
|