mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Feb 17, 2021 21:09:42 GMT
Parte da grade de protecção para a carga, mas não sei se será boa ideia. É bastante frágil, e vai complicar bastante na pintura.
Também tenho hesitado muito sobre a forma de simular a estiva da carga e ainda não decidi....
A solução com melhor relação resultado/trabalho é usar o blu-tack, só que fica pouco realista. Fio a simular cordas e cabo de aço também se costuma usar e é uma solução mais realista. A grade para mim é a melhor, mas também a mais trabalhosa.
|
|
|
Post by moreno on Feb 18, 2021 8:55:19 GMT
Aos pares e tudo! Assim é que é! Mas deixa que te diga, as lagartas elo a elo são de deixar uma pessoa com os cabelos em pé.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 18, 2021 10:22:36 GMT
As que levam pinos e funcionam são um pouco pior! Não é que seja complicado, é mais é chato mesmo! O único problema é como no meu caso que quero por as lagartas sem tensão, e depois em cima não há espaço para enfiar. Já enviei uma encomenda ao Sr. Nuno de umas winterketten da Friul, mas não deve ser fácil dado que estão quase sempre esgotadas, para experimentar.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 18, 2021 10:40:18 GMT
Aqui fica o trabalho de soldaduras do dia! É no que dá levantar cedo, que à tarde tenho a erva à minha espera... Mas acho que até não ficou pior. Aproveitei o que pude para dar solidez ao conjunto, e para isso aproveitei o descanso da antena e colei também os jerry cans à estrutura. Não ficou firme firme, mas também não estava à espera disso. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 19, 2021 17:50:17 GMT
Dolfo A grade foi feita a partir de uma folha de plástico da Trumpeter de .5mm. Foi só marcar cortar, lixar... e colar, e voltar a lixar e tal... Talvez tenha ficado demasiado larga, mas se a fizesse mais estreita decerto não aguentava, mas creio que não ficou pior.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 20, 2021 17:14:57 GMT
Colocação da ultimas peças no mano F. Falta uma protecção dos escapes, creio eu que será, em PE, mas ainda não percebi bem como é colocada. Também foi irritante colar as grelhas em PE com ciano que é uma coisa que me tira do sério! Para além destes PE me parecerem serem nalguma liga de aço, de tão rijos que são que nem as limas entram com eles! Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 20, 2021 19:15:46 GMT
Dolfo A grade foi feita a partir de uma folha de plástico da Trumpeter de .5mm. Foi só marcar cortar, lixar... e colar, e voltar a lixar e tal... Talvez tenha ficado demasiado larga, mas se a fizesse mais estreita decerto não aguentava, mas creio que não ficou pior. Abraço Paulo Ficou óptima, na minha opinião!
Também tenho folha de plástico para Modelismo, que uso sempre que necessário (exemplos são os "raios" que fiz para o busto do Viriato, e mais recentemente aquela cobertura, tipo pequeno telhado, nas ruínas da janela da igreja), mas como tenho isto há... décadas, não faço ideia nem do fabricante, nem da espesura (creio que 1 mm; quando preciso de algo mais espesso colo várias camadas, foi aliás o caso nos 2 exemplos acima referidos ) ...
É muito prático, a folha de plástico!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 20, 2021 19:21:59 GMT
"Também foi irritante colar as grelhas em PE com ciano que é uma coisa que me tira do sério!"
Pois, a super-cola (cianoacrilato) é terrível... Uma gôta a mais e é o cabo dos trabalhos!...
Mas tem a vantagem de colar o que outras colas não conseguem colar...
Para partes em PE (photo-etched, creio) é a única cola que se utiliza, ou há outras apropriadas para colar partes em PE a resina, a plástico, etc?
Acho que já vi vídeos sobre isso, ou talvez anunciado no site de algum fabricante, mas agora não me recordo...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 20, 2021 20:51:24 GMT
Suponho que a cola branca também dá, demora é mais a secar, mas o efeito deve ser o mesmo. Não tenho são os suportes para fazer o descanso da antena da esquerda. Não percebo porque tenho o pau e não os suportes... Enfim... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 20, 2021 23:32:27 GMT
"Suponho que a cola branca também dá, demora é mais a secar, mas o efeito deve ser o mesmo."
Cola branca? Talvez, ainda não me consegui recordar onde vi isso, ou anunciado ou à venda...
"Não tenho são os suportes para fazer o descanso da antena da esquerda. Não percebo porque tenho o pau e não os suportes... Enfim..."
Não terá ficado na "sprue" por esquecimento? Ou antena e suporte são tudo uma só peça, como é o caso das do meu Stug IV?
De qualquer modo não deve ser muito difícil fazeres um suporte igual ao outro, ou com pedaços de "sprue", ou com a folha de plástico. O problema é que são peças super minúsculas, e manuseá-las e colá-las é uma seca para "gente da nossa idade"... Mas com paciência consegue-se
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Feb 21, 2021 1:34:42 GMT
Tens a certeza que a cola branca cola as PEs? Cola no metal?
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 21, 2021 12:49:56 GMT
Nunca testei, mas pelo que dizem dará. O único problema é que demora bastante a ficar rígido. Já descobri porque me faltavam as peças do descanso da antena... burrice de quem tem a mania de não ligar nada às instruções... as peças das grelhas não eram para usar, mas sim os PE... é já a seguir! Toca a fazer mais umas quantas peças... para entreter a criança!
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 21, 2021 15:45:06 GMT
"Nunca testei, mas pelo que dizem dará. O único problema é que demora bastante a ficar rígido."
Pois, também me parece que não será a cola ideal para partes em PE.
Entretanto lembrei-me onde tinha visto isso anunciado recentemente (cola especial para PE) :
Esta é da Mig-Jimenez, mas há outros fabricantes com produtos semelhantes.
A VMS é um deles:
E há vídeos no YT com sugestões sobre isto, incluindo este da VMS:
"burrice de quem tem a mania de não ligar nada às instruções... as peças das grelhas não eram para usar, mas sim os PE..."
Pois eu sem instruções, que sigo à risca, passo a passo, não conseguia construir nada! Por ter perdido as de dois automóveis clássicos é que os tenho aí à espera dum milagre, e que um dia as consiga sacar da Net... senão vão ficar sem nunca serem construídos...
Não percebo é qual a relação entre as grelhas/ou os PE e o suporte da antena...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 21, 2021 17:03:27 GMT
Essa da mig deve ser tipo acrílico como uma da Microscale que cá tenho, mas nunca testei. O material da Vms cheira-me que têm uns produtos bem bons, que gostava de experimentar como o verniz, mas a treta é que por estas bandas não há. Bom depois de muita brincadeira lá fiz os suportes da bendita antena. Não ficaram bem iguais, mas o problema da colagem com ciano...enfim... e Deus me livre se ia colar os PEs...por acaso ainda tentei, mas barimbei para aquilo. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 21, 2021 20:24:24 GMT
"Essa da mig deve ser tipo acrílico como uma da Microscale que cá tenho, mas nunca testei."
Sim, é acrílico, dizem-no na descrição do produto no link. Se é como a da Microscale que referes, não sei.
Nota que eles também dizem, na descrição do produto, que esta cola, além de dar para partes em PE, se pode usar também para cartão, papel, madeira... e para fixar partes em dioramas... Ou seja, parece-se muito com uma vulgar... cola branca!
"O material da Vms cheira-me que têm uns produtos bem bons, que gostava de experimentar como o verniz, mas a treta é que por estas bandas não há."
Pois... a minha "política" em relação a isso é que o que não há cá... manda-se vir donde há. Desde que aceitem pagamentos por transferência bancária, ou Western Union, por cartões de crédito e/ou PayPal é que não dá (para mim, claro) .
Um dia destes hei-de fazer uma encomenda de alguns produtos deles que tenho andado a seguir, incluindo esta cola para partes em PE (vai-me dar muito jeito quando me decidir a finalmente constuir o meu Bf 109-E/Trop a 1/32, com partes extras em resina e PE... ) .
"Deus me livre se ia colar os PEs...por acaso ainda tentei, mas barimbei para aquilo."
Então, mas porque não testas a cola da Microscale que aí tens? Era o teste ideal!
Ou vais deixar essas partes soltas?
Abraço,
Dolfo
|
|