|
Post by Dolfo on Dec 17, 2020 14:10:14 GMT
Ok, aí deixo mais algumas fotos, tiradas hoje.
A franja do cabelo, em Light Earth com um pouco de Matt Yellow. A placa de identificação com uma mistura de Copper e Matt Yellow:
Um pouco da gola, em que acrescentei um pouco de Matt White ao Radome Tan do resto do casaco:
Idem, como acima:
O punho do casaco, mesmo tom da gola:
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 17, 2020 23:16:05 GMT
Não é tema que gosta, mas gosto de ver, e isso está a começar a ganhar alguma forma.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 18, 2020 18:47:08 GMT
"isso está a começar a ganhar alguma forma."
Para já é apenas o esboço do que tenciono fazer
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Dec 18, 2020 21:29:58 GMT
Para já é apenas o esboço do que tenciono fazer
Se isso é ainda o esboço, então só pode correr bem. Para mim o grande desafio serão os olhos (como sempre) e a expressão do rosto. Siga a marinha.
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 19, 2020 16:40:30 GMT
"Se isso é ainda o esboço, então só pode correr bem."
É a "basecoat" a enamel. A pintura final, por cima da "basecoat", será a óleo, como costumo fazer com figuras e bustos.
"Para mim o grande desafio serão os olhos (como sempre) e a expressão do rosto."
Idem para mim, Mareb
Os olhos, por razões óbvias, mesmo a esta escala, não são "pêra dôce" (pelo menos para mim) ...
O rosto em si, já depende muito, na minha opinião, de como foi esculpido. Se o escultor fez um bom trabalho, torna tudo mais simples para quem pinta, o pincel parece que desliza mais fácilmente
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 21, 2020 17:11:11 GMT
Viva!
Comecei os óleos, pelo lenço na cabeça.
Usei as seguintes côres: Pyrrole Red, com um pouquinho de Titanium White, e um cheirinho de Naples Yellow:
E as fotos da menina, de momento (levou duas de mão a óleos, a 1ª de mão como costumo fazer foi "limpa" com pincel de make-up seco, daí haver vestígios de vermelho no resto do busto; a 2ª de mão não foi "limpa", apenas secou na caixa de secagem) :
O tom ficou como eu previa. Agora vou provávelmente passar ao casaco, depois gola e punho, de seguida "shadows" e "highlights" no lenço e casaco, depois pele, e no fim as pintinhas brancas no lenço.
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Dec 21, 2020 18:03:17 GMT
Vou ficar à espera das "shadows" e "highlights", a ver se aprendo mais qualquer coisa. Estás a usar solvente de secagem rápida, ou nem por isso? Boa continuação.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 21, 2020 18:06:05 GMT
Tô a ver! Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 21, 2020 21:09:29 GMT
"Estás a usar solvente de secagem rápida, ou nem por isso?"
Para os óleos uso dois diluentes, ambos da Abteilung 502. O Matt Effect Thinner e o Fast Dry Thinner. Aplico na mistura dos óleos a conta-gôtas, regra geral o dobro das gôtas do Matt, e portanto metade das mesmas do Fast Dry.
Neste caso, na 2ª de mão, como a tinta estava a secar no papel (antes de aplicar) depressa demais, e tive de acrescentar thinner várias vezes, optei por só utilizar o Matt Effect Thinner.
As tintas começarem a secar com alguma rapidez no papel (uso uma folha de papel A4 de fotocópia dobrada em dois, para fazer as misturas, porque absorve boa parte dos óleos das tintas, o que elimina parcialmente algum possível efeito brilhante, e também porque é prático para misturar as tintas com a espátula, pelo menos enquanto não arranjar algo melhor, um azulejo de cozinha ou casa de banho poroso, por exemplo, ou um recipiente também poroso) já não é novidade, desde que comecei a utilizar a folha de papel e o Matt Effect e o Fast Dry Thinners.
Mas desta vez, não sei se teve a ver com o Vermelho (raramente terei utilizado esta côr), acho que estavam a secar demasiado depressa daí a necessidade de ir acrescentando mais umas gôtas do Matt Effect e mexer de novo com a espátula.
"Boa continuação."
Obrigado, Mareb
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 21, 2020 23:18:55 GMT
O cartão das embalagens não é mais adequado que o papel?
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 22, 2020 0:58:32 GMT
O cartão das embalagens não é mais adequado que o papel? Abraço Paulo Paulo,
Não sei responder, porque nunca testei. Mas o papel de fotocópia tem pelo menos uma vantagem, que é o ser branco, portanto não deturpa as côres que se vêem enquanto se trabalha. Outra vantagem é não ser demasiado poroso. E ainda uma outra, é ter sempre disponível, à mão.
O cartão (dependendo como é óbvio do tipo de cartão, e até existe em branco, de facto, mas regra geral o que me vem à memória branco, é também em geral "brilhante"/"plastificado", ou algo assim), poderá ser demasiado poroso (e o que não for, como o branco que refiro, não creio que seja apropriado para este fim, mas será uma questão de experimentar) .
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 22, 2020 6:22:35 GMT
Viva!
Bom, esta noite dei então a 1ª de mão no casaco, como previsto, e depois limpei o mais possível com uma "esponja" de make-up, e nos locais mais recônditos com um pincel de make-up fino.
Curiosamente nas fotos a côr parece muto mais amarela do que a olho nu, talvez por as ter tirado apenas com a iluminação das duas lâmpadas da mesa de trabalho, francamente não sei. Tomara eu que tivesse já ficado nesta côr, mas ainda não estamos lá, e vai precisar pelo menos de mais uma de mão.
Para esta 1ª de mão utilizei as duas seguintes tintas, sobretudo Amarelo Lago (que é Transparente) e um cheirinho de Verde Esmeralda (semi-opaco) .
Daí notar-se (e é mais uma razão para ter de levar obrigatóriamente ao menos mais uma de mão, e talvez até mais duas de mão, verei depois da 2ª de mão secar), em vários pontos do busto (não do braço, claro, porque aí não havia traços do vermelho do lenço) onde pequenos pontos do vermelho do lenço tinham passado para o casaco, que o Vermelho aparece por baixo do Amarelo Lago (as três côres que utilizei para o lenço são todas Opacas, logo mais fortes) . Nas fotos anteriores, após a 2ª de mão do lenço, vê-se melhor onde o Vermelho passou para o então ainda "basecoat" em Radome Tan.
Sem traços de Vermelho no braço:
Mas no busto, sobretudo na parte de trás, onde o lenço encosta ao capuz, e também à frente, onde partes do lenço se sobrepõem/encostam ao casaco, há partes do Vermelho que o Amarelo não conseguiu "apagar"/"tapar":
Óbviamente isso quase não acontece em ambos os lados do busto:
E foi então o que rendeu a sessão da noite passada. Amanhã deverá haver mais, com a 2ª de mão ao casaco.
É possivel que acrescente um cheirinho de Branco de Titânio à mistura, porque o Branco é Opaco, e deverá ajudar a cobrir mais fácilmente as áreas em que o Amarelo não conseguiu cobrir o Vermelho.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 22, 2020 6:30:55 GMT
Paulo,
"O cartão das embalagens não é mais adequado que o papel?"
Ainda a propósito da tua questão sobre o uso de cartão, lembrei-me deste vídeo que tinha visto recentemente do Milan Dufek (um artista de topo em pinturas! Quem me dera um dia conseguir chegar-lhe aos calcanhares... o que muito provávelmente nunca vai acontecer... é uma das diferenças entre um artista nato, e um amador, ou aprendiz... ) . Ele por exemplo usa uma palette em vidro (o que confesso acho curioso, porque em princípio o vidro não absorve os óleos das tintas tão bem como o papel, ou um outro material poroso... mas ele lá saberá ) :
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 23, 2020 19:56:50 GMT
Viva!
Bom, como continuam sem chegar as tintas encomendadas nas Caldas da Rainha (amanhã, 5ª-feira 24/12, faz uma semana que a encomenda deu entrada nos CTT das Caldas... e pelo tracking no site dos CTT ainda não saiu das Caldas...Já recebi encomendas de países longínquos em menos tempo... ), continuei o busto da War Child.
Aí deixo então fotos tiradas hoje, depois da 2ª de mão ao casaco, gola e punho, de ontem à noite.
Utilizei as mesmas côres que utilizei na 1ª de mão, mas acrescentei um pouco de Branco de Titânio (o que como se pode verificar pelas fotos, por ser uma tinta Opaca, ajudou a cobrir as partes em que o Amarelo Lago não tinha na 1ª de mão conseguido cobrir os restos do Vermelho do lenço) :
Para a gola e punho, utilizei um pouco da mistura de base, mas com muito mais Branco de Titânio:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 24, 2020 10:41:23 GMT
A pouco e pouco a coisa vai aparecendo. Isso é um trabalho extremamente meticuloso. Sinceramente nunca tive pachorra para bonecos, e para além do mais os meus olhos já não davam para isso. Se até tenho estrema dificuldade em ver para onde vai o spray do aerografo... Uma coisa que me saltou à vista foi as narinas. Parecem um pouco estranhas, mas claro isso é da figura em si...
Abraço Paulo
|
|