|
Post by Dolfo on Dec 24, 2020 17:49:46 GMT
"Uma coisa que me saltou à vista foi as narinas. Parecem um pouco estranhas, mas claro isso é da figura em si..."
Lol... Sim, é da figura. Porque ela tem um dedo no nariz. Vê a foto da caixa que postei algures no início deste tópico.
"A pouco e pouco a coisa vai aparecendo. Isso é um trabalho extremamente meticuloso."
É verdade! Mas dá gozo fazer, e quando está o trabalho terminado (quando bem pintado, claro... mas se algo não estiver bem pode-se sempre limpar e recomeçar), é um prazer olhar para os "bonecos"
"Se até tenho estrema dificuldade em ver para onde vai o spray do aerografo..."
Óculos!... Eu detesto pô-los, mas para isto tenho mesmo de os utilizar. E de utilizar também o Optivisor, com uma lente de 2,5 de aumento!... E claro, os melhores pincéis que conseguir arranjar...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 12, 2021 12:15:27 GMT
Viva!
Bom, com o Stug parado enquanto o verniz não seca, e para não perder a embalagem, voltei ao busto da War Child.
Pintei-lhe o cabelo (e as sobrancelhas da mesma côr), a chapa de identificação e dei alguma "sujidade" ("shading") nas fendas do punho e colarinho.
Para o "shading" usei apenas Raw Umber. Para o cabelo (e sobrancelhas) usei Raw Umber + um pouco de Red Earth + um pouco de Vandyke Brown:
Para a chapa de identificação (e confesso que não sei ao certo de que côr ou material eram feitas, nem sequer o que lá tinham escrito... ), utilizei uma mistura de Bronze e Cobre:
E por agora é o que há
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jan 12, 2021 18:23:30 GMT
Está a ir muito bem! E que tal um dybrushing para dar umas belas luzes como aquele vídeo que postei! ~ Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 17, 2021 18:54:31 GMT
Obrigado, Paulo!
" E que tal um dybrushing para dar umas belas luzes como aquele vídeo que postei! "
Isto ainda está em fase pouco mais do que inicial, ainda há muito a fazer
Mas não percebo muito bem a que "luzes" te referes, nem a qual vídeo...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jan 17, 2021 19:37:08 GMT
O link é este: www.youtube.com/watch?v=kxuY2NXeI2MHei-de experimentar a coisa, mas como não tenho esses pincéis catitas comprei um no chinês tipo makeup, mais pequeno e com o pelo mais macio, mas é o que se arranja. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 18, 2021 3:13:03 GMT
"O link é este"
Ok. Pois, vi esse vídeo, mas o homem só pinta em drybrushing (enfim, embora não seja o típico drybrushing, porque ele usa água e molha os pincéis). É um método curioso e interessante, e aparentemente parece resultar, com acrílicos (enfim, penso que as tintas que ele usa, Citadel, creio, sejam acrílicas), e para aquele tipo de kits.
Eu uso o método, mas como complemento, depois de pintar com tinta, e dela bem seca, sobretudo para highlights. Não tenho é daqueles pincéis que ele usa! Para o drybrushing, da forma como uso o método, uso sobretudo pincéis de ponta espatulada e de vários tamanhos (regra geral pequenos) .
E faço como aprendi com o Verlinden nos livros dele, ou seja, apenas a ponta do pincel molhado em tinta (quanto mais seca melhor, se for possível, senão muito pouca tinta), e retiro o máximo de tinta limpando o pincel em papel absorvente de cozinha, e só depois dou então as pinceladas onde é necessário. Ainda ontem estive a fazer isso com Rust, nas lagartas do Stug IV (fotos em breve).
Pincéis de makeup (que além de serem macios têm a enorme vantagem de não perderem pêlo) uso-os essencialmente para remover as primeiras de mão da tinta de óleo. Mas os mais pequenos/finos, talvez dessem para drybrushing, tenho de experimentar.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 4, 2021 2:41:42 GMT
Viva!
Pequenos progressos no busto War Child.
Esta noite comecei os pontos brancos no lenço. Há uns quantos que vão ter de ser refeitos. De qualquer forma por cima disto vai haver "shadings" & "highlights" no lenço, e alguns dos pontos brancos vão provávelmente escurecer. Note-se que não utilizei branco puro (foto abaixo). Para tentar obter pontos tão redondos quanto possíveis, como com pincel não consigo, nem com um 10/0, testei pela 1ª vez um método novo. Utilizei um palito cortado a meio, e com a parte redonda do meio, fui molhano na tinta e depois fui apoiando no lenço. Com as curvas e cavidades, não foi fácil conseguir fazê-los todos certinhos Daí alguns terem de ser refeitos e/ou melhorados.
Depois comecei o sombreado em todas as áreas onde é suposto haver linhas/zonas escuras (das sombras), como costuras, junções de diferentes partes, à volta dos botões, etc.
E básicamente foi o que fiz hoje.
Além de corrigir, ou refazer, ou melhorar algumas das partes que fiz hoje, ainda há muito trabalho pela frente. Vai devagar, à medida que a vontade e disponibilidade se conjugarem...
As fotos:
Para os pontos brancos utilizei essencialmente Branco de Titânio, ao qual juntei um nadinha de Payne's Grey:
Para os sombreados utilizei apenas Raw Umber muito diluído:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Feb 4, 2021 10:19:00 GMT
Estou a gostar! Um dia destes aventuro-me numa figura!
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Feb 4, 2021 11:14:30 GMT
Dolfo, para uma próxima vez experimenta usar cabeças de alfinetes. Como há de vários tipos e tamanhos, é fácil encontrar o que resulta melhor. Para as zonas mais enrugadas é que também não serve, acho eu. Siga a marinha.
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 4, 2021 16:13:50 GMT
Obrigado a ambos.
Mareb, vou procurar cá em casa a ver o que poderá haver como alfinetes. E depois testo a ver no que dá.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Feb 4, 2021 19:01:36 GMT
Boas caro Dolfo O meu amigo vai a todas!Essa é a unica coisa em que não me meto nem penso alguma vez tentar Continuação de bom trabalho espero estar cá para ir vendo Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 4, 2021 19:21:13 GMT
Olá Lemos,
As figuras, e bustos, foram como o seguimento do modelismo mais tradicional, que "descobri" (enfim, figuras já conhecia e até pintei algumas do Verlinden, a 120mm e uma a 200mm, no final da minha 1ª fase no modelismo, há muitas décadas atrás, antes do interregno de 30-40 anos, bustos é que só os descobri ao voltar ao hobby) após ter voltado ao hobby em 2018.
Tendo em conta a falta de firmeza das mãos, e uma visão que já nada tem a ver com a dos meus 30's anos, acho que quanto maior... melhor... e para isso o aerógrafo é uma grande ajuda... Quando toca aos detalhes (rosto, e sobretudo os olhos...) aí nem mesmo à escala 1/10 ou 1/9 as coisas saem perfeitas... mas olha, o importante é gostar e entreter-me e manter mente, corpo e espírito ocupados... e divertir-me ao mesmo tempo...
"Continuação de bom trabalho espero estar cá para ir vendo"
Obrigado!
Amigo Lemos, mas que pessimismo/fatalismo é esse?... Hás-de cá estar e continuar a fazer esses magníficos barcos e aviões por muito tempo se Deus quiser!
Mas para isso é preciso (na minha humilde opinião) haver ânimo, e vontade. Se nos deixamos abater... aí nada se pode fazer... Portanto, por favor, toca a levantar esse ânimo, e toca a voltar a sentares-te à mesa de trabalho, e montar e pintar o que ainda aí tens para terminar!
Entretanto toca a postar aqui mais fotos desses teus fantásticos modelos!
Abraço!
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 5, 2021 11:55:41 GMT
Realmente há por aí algumas bolas um pouco más... creio que tens duas maneiras de fazer isso a meu ver. Ou com o pincel depositas a tinta de modo a fazer a dita redondeia, terá de ser um pouco diluída, ou então usa o dito carimbo, mas nesse caso o palito não serre tens de usar algo mais mole de forma que se adapte ao busto. Talvez algo em borracha ou espuma. Por outro lado não necessitam de ser mesmo redondinhas por o tecido deforma a coisa um pouco. De qualquer das maneiras está a ficar bem fixe. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 5, 2021 18:10:23 GMT
Realmente há por aí algumas bolas um pouco más... creio que tens duas maneiras de fazer isso a meu ver. Ou com o pincel depositas a tinta de modo a fazer a dita redondeia, terá de ser um pouco diluída, ou então usa o dito carimbo, mas nesse caso o palito não serre tens de usar algo mais mole de forma que se adapte ao busto. Talvez algo em borracha ou espuma. Por outro lado não necessitam de ser mesmo redondinhas por o tecido deforma a coisa um pouco. De qualquer das maneiras está a ficar bem fixe. Abraço Paulo Com pincel, e pelas razões de que falamos noutro tópico (a PDI e a falta de firmeza nas mãos), não dá!
Além de que não tenho pincéis... redondos (nem sei se existem, que eu saiba todos terminam ou em ponta, ou em linha, para os pincéis tipo "trincha") ...
O palito, como é em madeira, cortado tipo a meio, do que cá tenho disponível em casa, e depois de muito pesquisar e pensar, pareceu-me o mais adequado.
Sim, existem "pincéis" em borracha, de momento não tenho, e nunca experimentei... Sei onde os têm à venda, no meu dealer habitual de material artístico há-os, talvez encomende quando de lá fizer a próxima encomenda.
Mas é como dizes, nem todos os "pontos" têm de ficar perfeitos, porque o tecido do lenço também não ficaria liso a 100%, e tem curvas e reentrâncias e cavidades... E com o weathering (shadows & highlights neste caso) alguns dos actualmente defeituosos vão acabar por maioritáriamente desaparecer. Os que não desparecerem assim, terei de os corrigir/refazer.
Mas isto, ando com uma preguicite aguda tal, que é difícil sentar-me à mesa/bancada e passar lá umas boas horas e ser produtivo... Se/quando lá passo no máximo 1h num dia, já é um dia bom...
Não sei o que anda por aí no ar, mas isto parece-me ser geral...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Feb 5, 2021 18:17:27 GMT
Podes fazer um substituto com silicone. Basta arranjares um tubinho e encheres. No modelo têm umas canetas com borracha, mas são mais grossas.
Abraço Paulo
|
|