mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Apr 18, 2021 14:21:11 GMT
"pelo menos não são microscópicos tirando uns quantos."
Pois, esse vai ser o meu problema quando um dia me decidir a finalmente avançar e completar o meu BF-109-E/Trop a 1/32. Tenho o conjunto para o cockpit da Aires, em resina, mas as partes em PE são a maioria delas simplesmente... microscópicas!!! Vai ser lindo! Acho que esta é a razão principal porque ainda não o recomecei!...
Pois... Comigo os PE também funcionam mais como fonte de stress do que contributo para nos manter em "modo" descontraído, o que para mim é o principal objectivo deste ou de qualquer outro hobby. Resultado, das poucas vezes que os uso nunca os consigo aproveitar mais do que 30%/40% da folha de PE ( e isto é uma estimativa optimista que eu aqui faço para não me sentir ainda mais envergonhado ). Por isso ainda só montei dois ou três blindados na 1/35 com alguns PE e outros tantos aviões na 1/48.
Meu caro Dolfo, no seu lugar atirava-me de cabeça ao Emil e caprichava com as peças em resina, que costumam ser fantásticas e fáceis de trabalhar. E quanto aos PE começava com os maiores e quando me fartasse fechava esse capítulo e passava à frente. Nem consigo imaginar o "sofrimento" da malta do modelismo naval com os PE....
|
|
|
Post by Dolfo on Apr 18, 2021 17:37:47 GMT
" Meu caro Dolfo, no seu lugar atirava-me de cabeça ao Emil e caprichava com as peças em resina, que costumam ser fantásticas e fáceis de trabalhar. E quanto aos PE começava com os maiores e quando me fartasse fechava esse capítulo e passava à frente. "
É uma excelente dica, Mareb. Obrigado
Mas com dois projectos na bancada neste momento (ambos incompletos e no caso do dio do Stug a aguardar para poder fazer uma encomenda de material em falta, e no caso da War Child, sem "pica" para me meter a acabar, que agora é a cara e os olhos... e essa é a fase mais complicada...), e com outros assuntos da "vida real" a precisarem de ser tratados com alguma urgência... incluindo uma mudança de casa, a coisa não está fácil para me meter em novos projectos agora...
Seja como for fica registada a sugestão, e a seu tempo hei-de lembrar-me dela
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 18, 2021 19:32:56 GMT
Epa isso de mudar de casa é uma trabalheira lixada! Boa sorte com isso! Colagens dos últimos pe fiz umas trancas para os compartimentos do motor... assim como suportes para as lagartas. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Apr 18, 2021 22:04:19 GMT
"Epa isso de mudar de casa é uma trabalheira lixada! Boa sorte com isso!"
Completamente de acordo... Mas quando tem de ser, tem de ser...
E lá se vão mais uns quantos kits partir-se, estragar-se... a minha coleção de aviões em metal vai outra vez sofrer... enfim, é uma trabalheira a mudança própriamente dita (e é uma pipa de massa, e quanto mais distante mais caro fica!), e o encaixotar de tudo antes, e claro, desencaixotar tudo de novo na nova casa, arrumar, limpar... recomeçar...
Mas é assim a vida...
Obrigado!
Excelentes esses progressos!
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Apr 19, 2021 10:24:58 GMT
Epa isso de mudar de casa é uma trabalheira lixada! Boa sorte com isso!
Bem verdade. Da última vez que isso me aconteceu, já lá vão 16 anos, estive sem bancada mais de seis meses. Paulo Arrais, grande trabalho que para aí vai. Nessa escala, isso já não é uma bancada, é mais uma fábrica de rastejantes. Boa continuação desse óptimo trabalho. E figura do tanquista, vinha com a caixa?
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 19, 2021 13:17:15 GMT
Mudar kits de local é sempre complicado, aviões então... vai ter de ser com cuidado extremo e mesmo assim nunca se sabe...se calhar a melhor forma será prende-los pela ponta das asas...digo eu... Hoje não houve grande tempo, nem vontade, e como tal limitei-me a furar as lagartas que vão ficar expostas, para ficarem mais realistas... E um show off para ver como a coisa vai ficar... Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Apr 19, 2021 15:28:28 GMT
Muito bem.
|
|
|
Post by Dolfo on Apr 19, 2021 17:38:20 GMT
"Da última vez que isso me aconteceu, já lá vão 16 anos, estive sem bancada mais de seis meses."
Espero bem não ficar tanto tempo assim sem bancada!
"Mudar kits de local é sempre complicado, aviões então... vai ter de ser com cuidado extremo e mesmo assim nunca se sabe...se calhar a melhor forma será prende-los pela ponta das asas...digo eu..."
Paulo, podes explicar melhor isso de "prender os aviões pela ponta das asas"? Fiquei curioso... Das outras vezes (sobretudo com a colecção de aviões 1/72 em metal) o que fiz foi dispô-los em caixas de cartão, com o interior com bastante daquelas bolinhas de polistireno/esferovite. Antes de os embalar retirei-lhes (nem a todos porque em alguns essas partes estão coladas ) antenas, rodas e trens de pouso, enfim, aquelas partes que se partem (e se perdem) com facilidade (e nestes aviões apenas o corpo é em metal pesado, estas outras pequenas peças são em plástico) .
"E um show off para ver como a coisa vai ficar..."
E está a ficar um espectáculo!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 19, 2021 18:25:00 GMT
A minha ideia seria arranjar placas de esferovite fazer uns entalhes de modo a que apenas a ponta das asas encaixassem, com a ajuda de um pano macio ou algodão e os aviões ficariam apenas presos e suspensos, pela ponta das asas evitando danos nas outras partes, sobretudo nos trens. É SÓ UMA IDEIA CLARO. outra hipótese poderá ser caixas, mas em vez de bolinhas apenas poderia ser um fundo moldado em algodão e então as tais bolinhas e preencher ate uma determinada altura, mas claro quem sabe do oficio é que melhor poderá saber. No casos dos tanques é canja... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Apr 19, 2021 22:28:20 GMT
Obrigado, Paulo, fiquei esclarecido
E a ideia da placa de esferovite é capaz de ser uma boa ideia. Mas para pequenos aviões em plástico.
Neste caso da coleção dos aviões em metal (eles são mesmo pesados! E há caças e bombardeiros dos grandes!) ficarem apenas seguros à esferovite pela ponta duma das asas não creio que resulte, porque mesmo que se segurassem momentâneamente (os maiores nem sequer isso aguentavam), com o transporte, o balançar das caixas, etc... não se aguentavam
Mas as caixas com algodão no fundo (vou é ter de comprar muuuuito algodão ), com os aviões pousados no algodão, e depois preencher o resto (como fiz da última vez aliás, e no geral não houve estragos significativos) até mais ou menos cobrir os aviões com as tais bolinhas de polistireno/esferovite, parece-me uma óptima ideia Acho que vou investir em algodão
" No casos dos tanques é canja... "
Pois, sobretudo na caso da tua escala
Eu blindados e viaturas militares, os que tenho estão nos meus dois dioramas sobreviventes. E têm sobrevivido porque ambos têm uma tampa em acrílico a envolvê-los, e isso faz a diferença! Uma outra pequena vignette que tenho, com um Feldgendarme a mandar parar um SD. KFZ. 10 carregado de soldados, como não tem uma caixa de acrílico a protegê-la, já partiu e estragou várias peças pequenas... Já foi consertado várias vezes, mas acho que já lhe faltam pequenas partes...
Enfim, há-de-se arranjar qualquer coisa, e isto há-de tudo sobreviver
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 20, 2021 9:14:32 GMT
Se fizeres um tipo de caixa com as placas de esferovite e fizeres uns entalhes para pousares as asas e depois colares os pedaços por cima das asas aquilo nunca mais mexe" E aguenta bem o peso mesmo metal e a probabilidade de danos fica quase reduzida a zero. claro que dá algum trabalho mas isso é como tudo...
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 20, 2021 12:41:57 GMT
Bom hoje estive... De rastos...literalmente. Agora só falta dar verniz para selar. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Apr 20, 2021 17:36:07 GMT
Muito bom, Paulo!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 21, 2021 10:48:09 GMT
Epa isso de mudar de casa é uma trabalheira lixada! Boa sorte com isso!
Bem verdade. Da última vez que isso me aconteceu, já lá vão 16 anos, estive sem bancada mais de seis meses. Paulo Arrais, grande trabalho que para aí vai. Nessa escala, isso já não é uma bancada, é mais uma fábrica de rastejantes. Boa continuação desse óptimo trabalho. E figura do tanquista, vinha com a caixa? Por acaso não. Mas ultimamente são raros os que trazem figuras, e mesmo que trouxessem iam para a caixa dos desperdícios. Nada de figuras. Um dia hei-de fazer um diorama provavelmente com o Strabokran, e mais umas coisas, mas também sem figuras. Soldados nunca vai ser opção por aqui.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 21, 2021 16:47:26 GMT
Aplicação do primário na suspensão e rodas para a coisa ficar como deve ser. E o resto vai por fases que senão o compressor não se aguenta com o aquecimento... Problemas de entupimento com o oneshot black. Pelos vistos é mais manhoso que o cinzento. Tenho de fazer testes com alguma diluição que assim a coisa é complicada mesmo usando 25 a 30 psi. Ficou algo granitado, não muito, mas também não ficou sedoso como os que tenho aplicado. Nitidamente tenho mesmo de fazer uns ensaios, é que para além de entupir o bico com a pressão a tinta entrou pela agulha a dentro.... Abraço Paulo
|
|