|
Post by Dolfo on Apr 21, 2021 17:37:32 GMT
"Problemas de entupimento com o oneshot black."
Paulo, isso que se vê na ponta dessa peça para limpar o bico... o que é? Parecem pedacinhos de metal, mas isso é impossível irem parar ao bico dum aerógrafo...
"Ficou algo granitado, não muito, mas também não ficou sedoso como os que tenho aplicado."
Mesmo com essas dificuldades o primário ficou bom, na minha opinião
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 22, 2021 17:13:51 GMT
São pedaços do limpa cachimbos que ficaram lá agarrados ao raio do primário. Estou a encarar a hipótese de um downgrade apenas para aplicar o primário. Descobri uma spray gun da revell dos tempos em que comecei na pintura à pistola com latinha e tal, e vou testar com o primário. É uma coisa básica, mas por outro lado simples e sem agulha e acaba por ser pouco mais como uma lata de spray, e como é de sifão e tem frasco o primários não deve secar tão rápido logo a coisa é capaz de trabucar, o que era excelente que estou a ficar farto de limpar o aerografo!
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Apr 22, 2021 18:03:13 GMT
"São pedaços do limpa cachimbos que ficaram lá agarrados ao raio do primário."
Mas estavam dentro do aerógrafo?! Ou colaram-se/agarraram-se aos restos do primário depois de teres limpo a agulha do aerógrafo com essa peça?
"estou a ficar farto de limpar o aerografo!"
Pos, essa é sem dúvida, para mim pelo menos, a pior parte da pintura a aerógrafo de cada vez que utilizo o meu! Dá-me cabo da paciência, e desmotiva-me completamente para voltar a utlizar o aerógrafo durante muito tempo... Não há nada como o pincel Infelizmente para superfícies grandes, claro, todos sabemos que uma pintura com aerógrafo fica um zilião de vezes melhor do que a pincel... Mas para coisas pequenas, o pincel, mesmo para aplicar o primário (por exemplo nos soldados que tenho andado a pintar par o meu dio) é o melhor, mais fácil e mais rápido que conheço
Mas tu até tens um aerógrafo todo XPTO, topo de gama da Iwata, se a memória não me engana, como é que ele entope?
Recordo-me que recentemente até compraste um produto para dissolver (ou algo assim) melhor o primário...
Pá, já testaste o meu primário? Mr Surfacer, ou Mr Primer Surfacer 1000? Da Mr Hobby, ou Gunze. É laca, e é chato de limpar depois (só com um diluente apropriado para isto, eu uso o Mr Color Rapid Thinner, mas há outros igualmente eficazes da mesma marca e gama). O Mr Surfacer existe em várias "espessuras" (creio que é isso), o meu é o 1000, mas existe o 500, e o 1200 e o 1500, se não estou em erro.
Até agora, com o meu Harder & Steenbeck Ultra (baixo de gama, portanto) não tenho tido problema nenhum de entupimentos, nem com este primário, nem com tintas Humbrol enamel (não me recordo se já testei alguma acrílica com este) Mas lá está, de cada vez que o utilizo, limpo sempre a fundo, limpeza completa
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 22, 2021 18:44:58 GMT
Estavam no bico. Ficaram pedacinhos agarrados aos restos do primário. O produto referes-te ao flow improver? Já tinha e uso frequentemente, menos nas acrilicas que normalmente não dão grandes problemas. O mr surfacer nunca experimentei, mas gosto bastante do oneshot, já o da vallejo é uma treta. O acabamento também é excelente mas aquilo pela e não dá para lixar como este pois sai às postas! Creio que com esta pistolinha da era dos dinossauros me vou safar. Como aquilo é pintura geral tanto faz... é como se usasse uma lata de spray e não me chateio. De qualquer das formas creio que há diferenças consoante as cores, por exemplo a preta parece que é a mais difícil, provavelmente terá a ver com os pigmentos. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Apr 22, 2021 21:33:46 GMT
"Estavam no bico. Ficaram pedacinhos agarrados aos restos do primário."
WOW!!! Como é que isso não há-de entupir, com corpos estranho (e ainda por cima nada pequeninos!) dentro do bico?!...
"O produto referes-te ao flow improver?"
Sim, é isso
"Já tinha e uso frequentemente, menos nas acrilicas que normalmente não dão grandes problemas."
Pensei que esse produto era (ou que existam variedades para cada tipo de tintas) para todas as tintas, acrílicas incluídas.
"De qualquer das formas creio que há diferenças consoante as cores, por exemplo a preta parece que é a mais difícil, provavelmente terá a ver com os pigmentos."
Pois, os pigmentos do One Shot preto poderão ser diferentes.
Mas com aqueles corpos estranhos no bico... nem com "flow improver", nem com nenhum aerógrafo a tinta (seja ela qual for) corre na boa... Todos e todas entopem, isso é garantido...
Corpos estranhos como esses... matam qualquer aerógrafo, mesmo o melhor do mundo!...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Apr 22, 2021 21:48:22 GMT
"São pedaços do limpa cachimbos que ficaram lá agarrados ao raio do primário."
Estive a rever a tua foto, com os pedaços do limpa-cachimbos.
Eu também fumo, desde há uns tempos tabaco de enrolar, que sempre fica um pouquinho mais barato que cigarros feitos, em maços. Mas de vez em quando também fumo cachimbo. E para o limpar tenho duas coisas, uma peça metálica (que todos os fumadores de cachimbo têm e conhecemn, com 3 partes, uma é apenas uma tira cilíndrica fina, outra tem uma parte redonda na ponta, para calcar o tabaco, e a outra acaba em forma de pequena colher, decerto também tens uma igual), e a outra coisa que uso para limpar o cachimbo são uma espécie de cotonetes compridos, que servem para limpar dentro do tubo.
Nenhum destes utensílios tem, ou deixa cair/sair pedaços de tipo metálicos, como o que parece ser o que se vê na tua foto!... Que limpa-cachimbos usas tu?!...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 24, 2021 14:48:27 GMT
Uso esse que podes ver na foto. Normalmente para escovar o corpo do aerografo, já que para o bico antes de ter comprado o kit da Harder utilizava aquelas escovinhas para os dentes. Aquilo são pedaços que saíram do corpo, e se agarraram à tinta que estava acumulada no bico. Entretanto fiz um test drive à spray gun, e a coisa resultou na boa, sem problemas. Creio que a vou começar a utilizar para aplicar o primário. Como é para pintar a eito não há crise, não entope (pelo menos durante o teste), e depois limpa-se muito facilmente. Por vezes as soluções mais simples são bem melhores que as high tech! Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Apr 24, 2021 17:31:10 GMT
"Por vezes as soluções mais simples são bem melhores que as high tech!"
Sem dúvida Está na altura de voltarmos à vida simples, e simplificada, e muito mais natural, dos nossos antepassados. Ou isso ou se continuarmos nesta senda em breve a IA toma conta de tudo!...
Tive uma dessas "spray guns", a da Humbrol, mas antes de comprar o compressor, utilizava garrafas de gás para o efeito, e um dia, ao pintar o Rolls-Royce, a "spray gun" pifou (acho que por demasiada pressão, mas nas garrafinhas de gás não há como controlar a pressão/os PSI) .
"Uso esse que podes ver na foto. Normalmente para escovar o corpo do aerografo, já que para o bico antes de ter comprado o kit da Harder utilizava aquelas escovinhas para os dentes. Aquilo são pedaços que saíram do corpo, e se agarraram à tinta que estava acumulada no bico."
Ok, agora percebo É que esses são diferentes dos meus. Os meus acho que são em algodão, ou numa fibra sintética a imitar algodão.
Quanto aos utensílios para limpar o(s) aerógrafo(s), quando encomendei os meus, num deles vinha incluído um kit de limpeza, e eu comprei mais um ou dois à parte. Aquela coisa com envólucro dourado é justamente igual áquele teu utensílio da tua foto, para limpar o bico, o resto são escovilhões de diversos diâmetros para limpar as partes do(s) aerógrafo(s).
Abraço,
Dolfo
|
|