|
Post by Paulo Arrais on Mar 19, 2021 17:41:30 GMT
Bom convenhamos que a pancada ainda continua cá! Lá está, como se costuma dizer burro velho não aprende! Por isso acho que a coisa está explicada. Vamos começar mais um! A bem dizer já não o fazia há uns bons 40 anos... o que tenho feito é terminar a construção, por isso lá vai mais este para a bancada que é um dos meus preferidos, e isto não está tempo para deixar lá mais para a frente... não posso é olhar para o lado esquerdo que tenho 18 caixas para terminar, mas na secção de pintura, mas a coisa vai começar a sair aos poucos, e como o que me dá mais gozo é montar faça-se a vontade ao animal!, mas pelo menos faço alguma coisa. Este vai É ficar dividido com o tiger que vou também terminar a montagem, que é basicamente fazer as soldaduras, e montar os acessórios, para depois pintar. Não parece envolver complicações de maior, pelo menos à primeira vista... e até fiquei agradavelmente surpreendido pela qualidade dos moldes que quase não têm marcas de extracção visíveis, pelo menos do que vi. e se as há parecem ficar ocultas.
Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Mar 19, 2021 23:48:16 GMT
Tem muito bom aspecto. Boa construção e que a montagem das lagartas não te massacrem a paciência. Vai ficar um modelo de respeito e um bom exemplo da qualidade da engenharia checa da época.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 20, 2021 17:49:55 GMT
Cantei de galo cedo demais. Estes gajos acho que querem que se coloquem as rodas etc sem cola! Uma manhã a limar e lixar para ter as rodas e a suspensão funcionais. Enfim... mas de resto creio que o único problema vai ser colar os PE dos guarda lamas que é coisa que me tira do sério. As lagartas não vão dar problemas em principio, tirando serem bastantes. Têm algum flash, mas deve sair com facilidade, o mesmo não direi das partes que estão agarradas ao suporte. Divertimento com fartura, como se pretende. O que adoro nesta fase e ir preparando as peças e descontrair sem pensar em mais nada. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 20, 2021 18:38:50 GMT
"Estes gajos acho que querem que se coloquem as rodas etc sem cola!"
Não será para elas ficarem funcionais, e rodarem?
Mais um belo tanque! A acompanhar
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Mar 21, 2021 18:18:33 GMT
"Estes gajos acho que querem que se coloquem as rodas etc sem cola!" Não será para elas ficarem funcionais, e rodarem?
Penso que terá a ver com o facto desta escala já ser muito utilizada (no caso dos blindados) para radio-controle. Mas claro que cada um é livre de optar por um modelo estático, literalmente.
A acompanhar também, só podia.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 22, 2021 0:02:43 GMT
Obrigado por acompanharem... O kit é realmente um espectáculo. O único problema são os eixos que têm de ser desbastados porque caso contrário nada roda.
Belo molde sem marcas de extracção quase sem flash, mas o manual... valha-me Deus. Aquilo é lixo autêntico. Peças trocadas e mal numeradas, falta de instruções em vários passos, peças que nem aparecem na montagem, enfim até dá dó ver uma coisa destas num modelo espectacular. A sorte é que como já estou habituado nisto a coisa vai lá, mas quem não esteja pratico na coisa vai ter dificuldades e calhando fazer bosta... Abraço Paulo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Mar 24, 2021 11:50:29 GMT
Muito trabalhinho aí e quero ver como fica. Parece ser grande. Qual é o tamanho mais ou menos?
Abraço
Paulo
|
|
|
Post by moreno on Mar 24, 2021 12:14:00 GMT
Mais um gigantão! A acompanhar!
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 24, 2021 17:04:13 GMT
Ora então aqui fica o trabalho de metalurgia até ao momento. Teste para ver se a coisa se ajeita em conformidade, que o casco não tem marcas de referência de montagem. Colagem da parte superior do casco. Comecei por aqui porque achei o mais seguros de modo a que tudo coincidisse o melhor possível. Com a preciosa ajuda de uma data de amigos... De referir que usei para o efeito xylol, em vez da useira cola, já que me permite um maior tempo antes de evaporar, e permite uma colagem mais bruta, embora demore mais a consolidar. Parte superior colada sem problemas! Abraço Paulo
PS: É uma pena que o fórum não permita o visionamento sem login, já que muitos poderiam usufruir dos nossos posts como referências, o mesmo eu costumo fazer... assim não dá para pesquisar na net nem ver.
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 24, 2021 19:04:33 GMT
"Parte superior colada sem problemas!"
Ficou muito bom!
"Com a preciosa ajuda de uma data de amigos..."
Vi molas dessas (como as que se vêem na 3ª foto a contar de cima) à venda, a bom preço, há não muito tempo. Na altura não pude comprar. Agora entretanto ficaram esgotadas...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Mar 24, 2021 21:26:00 GMT
Cuidado com o Xilol. Pode atacar o plástico, e com força.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 24, 2021 22:51:52 GMT
Cuidado com o Xilol. Pode atacar o plástico, e com força. Eu sei que ataca... e à força toda, por isso é que apenas utilizo em soldaduras grandes, e que não ficam visíveis, pois aquilo derrete mesmo o plástico. Tem a vantagem de também ser mais lento a evaporar, o que em colagens de superficies grandes acaba por facilitar, e como ainda tenho, sempre se usa aqui e ali, pois é à borliu. O único problema é que aquilo por muito bem fechado que fique vai evaporando com o tempo.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by lemos99martins on Mar 24, 2021 23:27:42 GMT
Dolfo essas molas vendem-se nas lojas chinocas e tem muitas de várias cores Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 24, 2021 23:32:42 GMT
Desconhecia o que é o "Xilol", fui pesquisar, agora já sei (e no dia em que nada aprender de novo... devo estar "morto" )
Recentemente vi um vídeo no YT em que o autor mostra a composição de ambos e chega à conclusão que são básicamente a mesma coisa. Não me refiro ao "Xilol" mas à cola Extra Thin da Tamiya, e a um outro produto da Tamiya, que sai muitíssimo mais barato, e que cola tão bem como a cola Extra Thin. Trata-se do Tamiya Airbrush Cleaner. A composoção, conforme demonstrado no vídeo abaixo é práticamente a mesma. E a diferença de preços é enorme! :
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 24, 2021 23:37:05 GMT
Dolfo essas molas vendem-se nas lojas chinocas e tem muitas de várias cores Lemos Lemos,
Muito obrigado pela info! Sexta-feira vou à vila, e nesse caso vou passar pelo "Chinoca" que lá conheço Vai-me é fazer andar mais uns Kms a butes que não estavam no programa, mas como se costuma dizer, quem corre por gosto não cansa
Abraço,
Dolfo
|
|